A minoria apresenta comportamento quieto e sossegado, enquanto a maioria comporta-se de maneira desafiante. Isso pode ocorrer devido a três razões: falta de incompetência da interação social, ou seja, fracasso em aprender as regras sociais.Estas diversidades comportamentais podem ocasionar problemas como: auto-agressões estereotipadas, isto é, constantes cabeçadas, enfiar o dedo nos olhos, pegar objetos em lojas ou casas de outras pessoas para colecionar, fazer ruídos repetitivos, altos e irritantes e muitas outras coisas. Por outro lado, alguns autistas demonstram grande habilidade em atividades como quebra-cabeça e matemática.
SCHWARTZAMN, José S. Autismo Infantil. Brasília: CORDE, 1994.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É muito importante ressaltar que a possibilidade de o autista desenvolver comunicação verbal, integração social, alfabetização e outras habilidades relacionadas dependerá da intensidade e adequação do tratamento. No entanto, superar a barreira que isola o indivíduo autista do "nosso mundo" não é um trabalho impossível. Apesar de manter suas
ResponderExcluirdificuldades, o indivíduo autista, dependendo do grau do comprometimento, pode aprender os padrões "normais" de comportamento, exercitar sua cidadania, adquirir conhecimento e integrar-se de maneira bastante satisfatória à sociedade.
Sabrina da Rosa